Programa de Inclusão Digital em Chapadão do Lageado
O programa de Inclusão Digital Beija-flor, que é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, em parceria com a Prefeitura Municipal de Chapadão do Lageado, está oportunizando 240 Lageadenses entre crianças, jovens, adultos e idosos a terem conhecimentos básicos sobre informática.
O Programa Beija-Flor atua fortemente em comunidades rurais e pesqueiras de Santa Catarina. Mais do que os recursos tecnológicos implantados nos telecentros há o intuito de promover atividades pedagógicas, cujo objetivo é permitir o exercício da cidadania.
Em Chapadão do Lageado as aulas tiveram início no mês de abril. Durante uma hora e meia por semana os alunos estão tendo acesso às ferramentas que os computadores disponibilizam. Dez computadores equipados, inclusive com Internet banda larga, estão sendo usados pelos estudantes. O curso terá uma carga horária de 60 horas, durante este período irão adquirir conhecimentos básicos no Microsoft Word, Microsoft Excel, Microsoft PowerPoint, Internet e outros disponíveis. O Curso tem um diferencial importante pois ele trabalha com dois sistemas operacionais o Windows XP e o Linux.
Segundo a Coordenadora e Professora do Programa no Município, Josiani Machado de Pinho, após os alunos adquirirem o conhecimentos básicos da informática o grupo irá fazer um resgate histórico de Chapadão do Lageado, através de conversas com pessoas mais experientes e pesquisas, irão buscar informações ainda não divulgadas sobre o Município. Com esse trabalho, pretende-se fazer com que eles comecem a praticar o hábito de trabalhar com o computador, digitando no Word as informações colhidas, fazendo pesquisas mais avançadas na Internet e criando folders.
Através da parceria entre a Prefeitura Municipal e Secretaria do Estado da Agricultura o curso é fornecido gratuitamente, sem restrições. O Município através da Secretaria de Educação Cultura e Esportes fornece a sala e os professores, enquanto que o Estado oferece a capacitação dos profissionais. Os dez computadores que estão sendo usados pelos alunos foram doados pelo Ministério das Comunicações.
Durante a semana tem alguns horários livres, para que a comunidade possa fazer pesquisas e trabalhos escolares. Todas as sextas-feiras das 10h30min às 11h30min, das 16h às 17h e nas quintas-feiras das 20h30min às 22h os computadores estão à disposição, também gratuitamente.