Formatura do Proerd em Chapadão do Lageado

No dia 08 de julho, foi realizada em Chapadão do Lageado, a formatura do Programa Educacional de Resistência as Drogas – Proerd, onde que 91 alunos da 4ª das Escolas Municipais e do Colégio Estadual, receberam o diploma de participação do curso. Houve também a premiação das melhores redações, onde que um aluno de cada escola foi premiado.
O Proerd que é realizado pela Policia Militar em parceria com a Secretaria de Educação Cultura e Esportes, já vem sendo desenvolvido há alguns anos no Município, tem como objetivo principal atuar na prevenção do uso de drogas por criança e adolescentes. Hoje está incluso no primeiro semestre do 4º ano das séries iniciais. Durante dez encontros, as crianças aprendem e tiram as dúvidas quanto aos prejuízos que as drogas causam na vida de um usuário.
Para o Soldado Conte, Instrutor do Proerd no Município, nos finais dos cursos as avaliações são sempre positivas. “Mesmo não sendo obrigatório, todos os alunos participam, no final a única forma de avaliação é uma redação, onde mostram que valeu apena, muitas vezes nos surpreendendo com os dizeres” relata o Soldado.
Os alunos premiados pela melhor redação foram: Crislaine Rocha do Centro Educacional Iracema Pereira Cabral, Maria Eduarda da Silva da Escola de Educação Básica Otilia Muller, Tayná Jeremias do Centro Educacional e Esportivo Valdemiro Manoel Chiquio, Clarice Hasse do Centro Educacional José Rengel, Renata dos Santos do Centro Educacional Teobaldino Rosa Correia. As alunas foram contempladas com um troféu e o um leãozinho de pelúcia que simboliza o mascote do Programa.
O Proerd, tendo como modelo o D.A.R.E (Drug Abuse Resistence education), desenvolveu-se no Brasil com o  objetivo primordial de atuar na prevenção do uso de drogas por crianças e adolescentes.
O Proerd, com sua missão de educar as crianças, no seu habitat, reunindo esforços, ou seja: família, policia e escola foi o fator preponderante, que motivou em 1983, a criação da D.AR.E pelo Distrito Escolar e Departamento da Polícia de Los Angeles – EUA  e de forma didática e pioneira, atuar na prevenção do uso de drogas.
O Projeto desenvolvido por grupos compostos por psicólogos, psiquiatras, policiais e pedagogos, na sua implantação, obteve sucesso em todos os Estados Norte-Americanos, como posteriormente em mais de 55 paises conveniados ao Programa. No Brasil o D.A.R.E chegou em 1992, através da Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e em 1993 pela Policia Militar do Estado de São Paulo, recebendo o nome em português de Proerd.
Atualmente alguns Estados da Federação, através de suas policias militares, adotaram o Proerd, entre eles Santa Catarina que lançou a idéia do Proerd em 1998. Em razão do grande empenho e dedicação de seus instrutores, a Policia Militar de Santa Catarina é hoje no Brasil a Segunda polícia com o maior número de alunos já formados, onde que do 1º Semestre de 1998 até o 2º semestre de 2007, alcançaram a meta de 900.000 (novecentos mil) crianças vacinadas contra as drogas, sendo ultrapassada somente pela polícia militar de São Paulo que atua desde 1993 no programa.
Na Comarca de Ituporanga, mais precisamente nas Cidades de Chapadão do Lageado, Vidal Ramos, Imbuia, Petrolândia, Atalanta e Leoberto Leal, além da sede da comarca a terceira edição que o Programa é desenvolvido e ao final do período de 2009 estaremos ultrapassando 6500 crianças que tiveram a oportunidade de se preparar para as dificuldades de se manterem distantes das drogas.
O evento foi realizado no Ginásio de Esportes do Escola de Educação Básica Otilia Muller, onde contou com a participação dos pais, alunos, professores  e das autoridades, como o Prefeito Municipal José Braulio Inácio, Zezé, o Vice-Prefeito Abel da Silva, o Major da Policia Militar Sr. Dionísio Tonet, o Comandante do Grupo de Policia Militar de Chapadão do Lageado Soldado Kletemberg, Vereadores, Secretários Municipais, Policiais e demais autoridades.