Cerca de 30 crianças participam do PETI em Chapadão do Lageado
A Secretaria de Desenvolvimento Social, de Chapadão do Lageado, atende aproximadamente 30 crianças de sete a 15 anos, através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil-PETI.
O PETI tem como objetivo contribuir para a erradicação de todas as formas de trabalho infantil no País, atendendo famílias cujas crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos se encontrem em situação de trabalho. O Programa está inserido em um processo de resgate da cidadania e promoção de direitos de seus usuários, bem como de inclusão social e suas famílias.
O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, que é desenvolvido pelo SUAS (Sistema Único de Assistência Social), está disponibilizado a todos os municípios por meio da identificação das situações de trabalho infantil, cabendo a Secretária Municipal de Assistência Social realizar o cadastramento das famílias, crianças e adolescentes no CadÚNICO e ofertar o serviço socioeducativo no âmbito de seu território.
No Município de Chapadão do Lageado, as crianças e adolescentes que freqüentam o PETI se encontram todas as terças e quintas-feiras, onde desenvolvem várias atividades como: Oficinas de Dança, Informática, Judô, Artesanato (confecção de almofadas, bordado em ponto russo, brincos artesanais, pulseiras, trabalhos em EVA) e leitura (trabalho com fábulas, teatro e confecção de livros).
De acordo com a Secretária de Desenvolvimento Social, Meirelein Grah Machado, dentro de cada oficina, se trabalha também projetos interdisciplinares.