Chapadão do Lageado Participará de Programa de Fomento a Piscicultura
No dia 17 de maio do corrente, reuniram-se no Gabinete do Prefeito de Chapadão do Lageado, os técnicos da Secretaria Municipal da Agricultura, Indústria e Comércio, e outros integrantes da Administração Municipal, com a equipe da Associação para o Desenvolvimento Social e Aperfeiçoamento do Cidadão (PRÓ MOVER), representada pelos Senhores, Irimar José da Silva e Tarcisio Kock, para discutir a importância da produção de peixe para o Setor Agrícola.
A PRO-MOVER, está lançando no Alto Vale o Projeto "PROMOVENDO A PSICULTURA NO ALTO VALE DO ITAJAI", com o objetivo de aumentar a produção atual no Alto Vale , que é de 1,2 mil toneladas de pescado por ano, para 5 mil toneladas até 2015.
O Ministério da Pesca repassará os recursos que será gerenciado pela Associação para o Desenvolvimento Social e Aperfeiçoamento do Cidadão (PRÓ MOVER), com parceria técnica da Associação para o Desenvolvimento da Piscicultura do Alto Vale do Itajaí (ADEMAVIPI), com aplicação do Modelo Alto Vale de Piscicultura Integrada (MAVIPI).
Irimar José da Silva, Coordenador da Pró-Mover ressaltou a importância da assinatura do convênio para a economia regional, através da agricultura familiar que pode ter na piscicultura mais uma importante fonte de renda e de melhoria da qualidade de vida dos agricultores, auxiliando para que permaneçam no meio rural.
O Projeto prevê a contratação de seis técnicos e um veterinário para a assistência técnica. Também está previsto mais de vinte seminários, dias de campo e treinamento para os agricultores.
Chapadão do Lageado, é o segundo Município a aderir ao Programa, agendando a realização do 1º SEMINÁRIO MUNICIPAL DE PSICULTURA, momento oportuno para todos os agricultores Lageadenses conheceram o projeto.
Para o prefeito Zezé, faltava esse incentivo para desenvolvimento dessa cultura. " Dentre as alternativas, a piscicultura vem ganhando importância por contribuir para a preservação ambiental e cultural, para a produção de alimentos diferenciados, e a valorização do agricultor no seu trabalho e principalmente como uma nova alternativa de renda. A piscicultura pode ser uma alavanca de desenvolvimento social e econômico, possibilitando o aproveitamento efetivo dos recursos naturais locais, principalmente os hídricos e a criação de postos de trabalhos assalariados."
O Seminário será realizado no dia 01.06.2011, as 08:30 horas, no CENTRO MULTIUSO SEBASTIÃO RODE, situado ao lado da Prefeitura.
Desde já convidamos a todos os interessados a participar do evento, que será realizado em parceria pela Secretaria Municipal da Agricultura, Indústria e Comércio e a PRO-MOVER.