Comemoração do Dia das Crianças

A Prefeitura Municipal de Chapadão do Lageado e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte realizou o Projeto ESPORTE E RECREAÇÃO  evento em comemoração ao Dia da Criança.  Seu objetivo foi, reunir ao ar livre uma grande diversidade de atividades lúdicas recreativas, esportivas, artísticas, culturais e de saúde, estimulando as escolas a manter uma interação efetiva que contribua para o desenvolvimento integral dos educandos do município.
O evento aconteceu no dia 08 de Outubro de 2008, tendo como local o Centro de Atividades do SESC de RIO DO SUL no Bairro Budag. Todos os alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental (séries iniciais e séries finais), professores e comunidade escolar participaram do evento. Aproveitaram o dia participarando das mais diversas atividades, tais como: atividades de esportes: futebol, handebol, punhobol, voleibol, sabonetebol, xadrez, tênis de mesa, atividades de recreação e lazer: Cama Elástica, Piscina de Bolinha, Habilidade, Chinelão, Perna de Pau, Bambolê, Corda de Pular individual, Corda de Pular Coletiva, Jogos gigantes, Jogos de mesa, Jogos de desafio, Destreza, Circuito , Corrida da estaca, Gato e rato, Dança da cadeira, Jump, Aeróbica, Step, Cirandas, Atividades Educação e Cultura: Pintura em rosto, Pintura em guache, lápis de cor e giz de cera, Jogo da velha entre outras atividades oferecidas aos educandos para que curtissem e aproveitassem ao máximo o dia. Em todas as atividades oferecidas as regras eram adaptadas à realidade da faixa etária da criança que estava participando.
As atividades esportivas podem ser aplicadas ainda na promoção da saúde em âmbito educacional, pela aplicação de conhecimentos especializados em complementação a interesses voluntários de uma comunidade não especializada.
Brincando, os corpos expressam a ordem interna da vivência lúdica, cujo ritmo e harmonia são construídos pelos jogadores em clima envolvente, que desafia a todos como parceiros: uns assumem-se aos outros e a realidade onde acontece a ação brincante. Viver o lazer como esforço por concretizar o lúdico é, sobretudo, renovar relações interpessoais, experiências corporais, ambientes, temporalidades e energias; é reencontrar consigo mesmo, com o que gosta e deseja; compreender como nossos sonhos se constituem no contexto em que vivemos; transbordar a crítica e a criatividade; é saborear o momento presente como possibilidade de vivências de utopias, ou seja, com alegria, buscar interferir nos horizontes que enunciam o presente.
Para encerrar o dia com grande alegria as crianças foram presenteadas com camisetas e pacotes de presentes.