Criado o Parque Ecológico CACHOEIRA RIO SALTINHO

 

Criado através da LEI N° 0534 DE 15.12.2011 visa, dentre vários benefícios, aproveitar e garantir a preservação do local, a necessária proteção do ambiente natural com opções de lazer e prática de modalidades esportivas, vindas ao encontro dos anseios e reivindicações da comunidade Lageadense.

O parque tem 35.000,00 m² (trinta e cinco mil metros quadrados), localizado embaixo da cachoeira, área pertencente a este Município, conforme matricula do imóvel nº 21.177.

"Com a transformação desta área em Parque Ecológico estaremos não só estabelecendo uma política de preservação e conservação de recursos naturais, como também agenciando e construindo o patrimônio cultural dentro do sistema de gestão ambiental, observando-se para tanto, instalações ou atividades que potencialmente incrementam o turismo local/regional e não prejudiquem o meio ambiente", disse o Prefeito.

 

O projeto de planejamento do Parque preverá:

 

I – áreas de lazer contemplativo, trilhas e vias para pedestres;

II – locais para a prática de esportes articulados com o meio ambiente natural;

III- banheiros públicos;

IV- construção de mirante em local que permita a mais ampla vista panorâmica da área;

V- e outros equipamentos cujas características não prejudiquem, agridam e/ou danifiquem o meio ambiente natural e a paisagem da área.

 

No dia 02 de março, aconteceu uma importante reunião no Centro de Multiuso Sebastião Rode, para assinatura de 02 convênios para o desenvolvimento do município de Chapadão do Lageado e em especial para estruturação do Parque Ecológico.

Um com a Universidade Federal de Santa Catarina, onde iremos disponibilizar vagas de estagio para que alunos daquela Universidade venham aplicar os conhecimentos adquiridos nos bancos universitários no desenvolvimento do nosso Município, em diversas áreas de atuação e o outro com a AMPE, cujo objeto é a promoção de integração entre o comércio, indústria, prestadores de serviços, fornecedores de produtos e matérias-primas, turismo rural, ecológico, ambiental e educacional, bem como programar cursos, viabilizar recursos, visando o desenvolvimento sócio-econômico integrado do Município.

A AMPE Alto Vale, juntamente com a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, já vem desenvolvendo desde o mês de julho do ano de 2011, diversas atividades no nosso Município, como definição da identidade cultural, logotipo do Município, resgate histórico e outras atividades desenvolvidas em parceria com a  Prefeitura e comércio local.